Dengue invade Ipanema e Carnaval é CANCELADO

André Oliveira | 11:50 |



Ipanema cancelou a tradicional festa de Carnaval “Ipafolia” como medida para combater a epidemia de Dengue que se alastra desde o final do ano passado. Nos primeiros dias de 2013, foram 372 notificações e o Índice de Infestação Predial chegou a 2,89% quando o valor máximo de referência admitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 1%. A festa realizada pelos blocos, de forma particular, está mantida.

Para Rodrigo Soares, coordenador de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, os números podem ser ainda maiores. “Considerando que algumas pessoas preferem tratar os sintomas em casa, sem procurar o Centro de Saúde, ficamos impossibilitados de obter dados ainda mais precisos”, declarou.
 
Para o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, cancelar o evento foi uma atitude emergencial para não colocar os turistas em perigo. “Todos os anos não medimos esforços para realizar esse evento com a maior qualidade possível. Ipanema recebe cerca de 7 mil turistas nessa época do ano, seria uma irresponsabilidade da Prefeitura Municipal expor esses visitantes a epidemia e correrem, o risco de voltarem para seus municípios infectados pelo vírus”, explica.
 
Ações contra a Dengue 
Além de contar com o apoio da população, pois em 90% dos casos, o foco do mosquito aedes aegypti está dentro das residências, o município, através da Secretaria Municipal de Saúde e outras pastas municipais, tem realizado inúmeras ações para prevenir a proliferação dos mosquitos.
 
Uma equipe de força tarefa do Governo do Estado chega amanhã, dia 23, para reforçar a limpeza das áreas de risco.
 
Uma ação foi a troca de materiais que podem servir de foco para a proliferação do mosquito realizada em parceria com o  Governo de Minas. O Dengue Móvel esteve na cidade nos dias 10 e 11 de janeiro, recolhendo cerca de 3000 latinhas, 350 pneus e 1500 pets que foram trocados por material escolar.
 
Outras ações como a mobilização de todos os agentes de saúde municipais dos Postos de Saúde da Família para atuarem em mutirões de limpeza, com o apoio da Secretaria de Transporte e Urbanismo que disponibilizou funcionários e veículos para ajudar no recolhimento dos materiais que podem acumular água.
 
O Secretário Municipal de Saúde, Márcio Rocha Damasceno, declarou que a secretaria tem realizado muitas ações, e tem realizado limpezas em áreas que não são de responsabilidade da prefeitura. “A Secretaria de Saúde recebeu o apoio do Ministério Público para facilitar a entrada de agentes em residências em que os moradores não estavam colaborando com a equipe de limpeza”, declarou.
 
Ações de panfletagem pelas ruas e adesivação de carros são realizadas rotineiramente.
 
O Pronto Atendimento Municipal (PAM) teve a equipe de atendimento reforçada. Em todas as unidades de saúde, médicos e enfermeiros estão preparados para atender os possíveis casos e a coleta de sorologia é realizada diariamente.
 
A equipe de vigilância epidemiológica também teve um reforço de profissionais para melhorar as ações de combate aos possíveis focos e ao mosquito.
 
Carro fumacê
 
O combate intensivo ao mosquito da Dengue em Ipanema conta também, desde o início de janeiro, com o carro fumacê, para eliminar os mosquitos transmissores da Dengue na fase adulta.
 
O carro circula pelas ruas da cidade de 5h às 8h da manhã e das 17h às 21h.


Fonte : Portal Caparaó
Rayssa Carvalho 

Category: